Uma nova formatação para o bike tour da Chapada dos Veadeiros

22/12/2019 01:48

Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do Estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul. Protegendo uma área de 240.000 hectares de cerrado de altitude, possui formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local e foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001.

Mas a Chapada dos Veadeiros é muito maior que a área protegida do Parque Nacional. Inicialmente, quando da primeira delimitação da sua área em 1961, o parque chegou a ter mais de 600 mil hectares e as características geomorfológicas marcantes, avançam desde o Planalto Central, em Brasília, no sentido norte, até as terras baixas do Estado do Tocantins. Um verdadeiro festival de paisagens espetaculares, cachoeiras e águas puras com as mais diversas tonalidades.

Por volta do ano de 1750 foi iniciada a exploração da região, com a fundação da Fazenda Veadeiros e em 1892 foi a vez da Missão Cruls explorar as terras longínquas da Chapada dos Veadeiros na intenção de delimitar a área aonde seria erguida a nova capital do Brasil. Segue a história e a exploração garimpeira começa na região onde hoje está localizada a área protegida do Parque Nacional. Uma verdadeira corrida por cristais e diamantes tomou conta da região atraindo gente das mais diversas partes do mundo e contribuindo para a formação da Vila de São Jorge, fundada por garimpeiros. Notadamente, a Chapada está sobre um enorme cristal de quartzo inteiriço cujo seu brilho pode ser visto do espaço, conforme confidenciou ao Presidente Juscelino Kubitsheck o astronauta Yuri Gagarin, quando da inauguração de Brasília.

A região ainda tem toda uma relação mística com o mundo espiritual e extraterreno. Muitas pessoas que escolheram a Chapada dos Veadeiros para morar ou são visitantes contumazes afirmam que existe um contato muito íntimo com esse outro mundo, com avistamentos e interações presenciais com seres ultradimensionais que estão sempre presentes na região. Há uma teoria que atribui ao "Paralelo 14", a linha imaginária que determina a latitude, a mesma das ruínas Incas de Macchu Picchu, um portal que conecta essas duas maravilhas da terra.

Nós exploramos a Chapada dos Veadeiros desde 2003 e a região vem sofrendo uma transformação incrível proporcionada pelo turismo. Ao longo desses anos, o turismo proporcionou o desenvolvimento sustentável de diversas comunidades ao longo de todo o território chapadeiro e ainda promete mudar a condição social de muita gente, à medida que novos atrativos e localidades são inseridos nos programas de visitações dos turistas sedentos por novas e marcantes experiências.

Com o Veadeiros Bike Tour, nós conduzimos uma boa parcela de turistas que deseja mais que conhecer esse santuário, mas quer conhecer de bicicleta. Desta forma, percorremos muitos cenários, estradinhas, trilhas e comunidades que são absolutamente impossíveis de se conhecer de carro. E isso é muito legal. Quem pedala sabe do que estamos falando.

Neste contexto e entendendo que o ano de 2020 será um ano de incríveis acontecimentos na Chapada dos Veadeiros, nós resolvemos facilitar a vida de quem deseja conhecer a região, mas fica ali na esperança de formação de um grupo para a confirmação da expedição. Assim, estaremos, de acordo dom o nosso calendário, realizando saídas expressas para o mais incrível bike tour da região com confirmação de 02 passageiros. Que legal, né?

Nós buscamos explorar ao máximo o potencial turístico natural da região, promovendo uma imersão em valores culturais e artísticos dos habitantes locais, em especial dos povos das comunidades quilombolas dos Kalungas. Iremos mesclar pedais em singles e estradões que unem os principais atrativos da Chapada dos Veadeiros. Nosso objetivo é oferecer ao viajante total conforto e segurança durante os dias de estadia na Chapada dos Veadeiros, oportunizando experiências únicas, com um serviço profissional e de excelência, já reconhecido por centenas de clientes que viajaram conosco neste e em outros destinos.

Programe-se e reserve a sua data! Uma dica: A melhor época é entre abril e julho. A natureza é exuberante! Esperamos por vocês!

Nilo Sérgio Lanza, tour leader.

Voltar para o blog
Reviews e Opiniões de Clientes Satisfeitos

Depoimentos

TOPO