Um sonho de ciclo aventura a poucos quilômetros do aeroporto de Belo Horizonte

08/01/2020 11:27

A Serra do Espinhaço é o mais importante cordão montanhoso nacional que atravessa o Brasil central. Surge na porção sudoeste da capital mineira, a poucos quilômetros, tendo como ponto de partida a Serra do Caraça e em formato da espinha dorsal, se dirige a norte percorrendo o Estado de Minas Gerais até a porção central da Bahia, até a Chapada Diamantina. A Serra do Espinhaço possui relevante importância nos sistemas dos rios brasileiros, sendo vertedouro de várias bacias hidrográficas. É reconhecida pela UNESCO como reserva mundial da Biosfera, com enorme diversidade biológica.

A Serra do Espinhaço, logo após o descobrimento do Brasil e depois do início da exploração mineral do solo brasileiro, ganhou destaque por possuir enormes jazidas de ouro e diamante. A exploração mineral cresceu sobre essas terras e com ele o povoamento de gente vinda de todas as partes do mundo e em especial dos povos africanos, que eram a mão de obra escrava nas lavras de garimpo e nas fazendas de gado. Nesse contexto a cidade de Diamantina foi fundada e foi a região que mais produziu diamantes em todo o mundo, chegando a ser considerada a cidade mais rica do planeta, em meados do século XVIII.

Viajando na história, a Rede Ferroviária Federal S/A foi uma das mais importantes empresas públicas do Brasil. Criada em 1957, consolidou 18 ferrovias regionais. O ramal que ligava Diamantina à capital Belo Horizonte ou às cidades mineiras de Pirapora e Montes Claros, descia a Serra do Espinhaço na direção do médio Rio São Francisco e se encontrava com o principal entroncamento ferroviário do Brasil que era a cidade de Corinto, no centro geográfico do Estado. Em 1973 a rodovia foi desativada e sequer os dormentes dos trilhos sobraram. Ficou apenas o corte no relevo e o nivelamento por gravidade, formando uma trilha de longo curso que proporciona um pedal mágico, tranquilo, em constante descida pela serra e com altimetria suave, descortinando vilazinhas, paisagens e cachoeiras a cada giro do pedal.

O ciclo dos diamantes nos deixou uma belíssima cidade, terra de gente hospitaleira, berço de Chica da Silva e Juscelino Kubitscheck. A cidade de Diamantina e seus arredores são mágicos e repletos de atrações deliciosas. O Parque Estadual do Biribiri, pertinho da cidade, com suas mágicas cachoeiras e a vila que leva o mesmo nome é destino certeiro para quem visita a região. As ruas da cidade, nos convidam a visitar os principais pontos que justificam em demasiado o título de Patrimônio Histórico e Arquitetônico da Humanidade, conferido à cidade de Diamantina em 1999 pela UNESCO. As noites da cidade são românticas e nos convidam aos seus bares que fornecem cervejas artesanais e vinhos produzidos na região, harmonizados com a comida típica mineira, reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Compondo o conjunto de Pétalas de Unidades de Conservação do Espinhaço, está um santuário escondido nas montanhas intocadas, um lugar muito especial chamado de Parque Estadual do Rio Preto. Visitar o marco zero da Estrada Real, as cachoeiras das Sempre Vivas e do Crioulo em suas águas puras com praias de areia branca é algo muito especial. O gerente do Parque, o Tonhão, é cidadão do município de São Gonçalo do Rio Preto e teve importância fundamental para a constituição do Parque Estadual. Conhecer a figura Roseana de Tonhão, nos inspira a ser importantes para a humanidade. A mãe natureza deve um enorme favor a esse cidadão, pai do Parque do Rio Preto. Estar no Rio Preto é algo que muda a nossa vida. Transforme-se.

O cicloturismo busca um patamar de importância na região. A Trilha Verde da Maria Fumaça e a Estrada Real possuem boa sinalização para ciclistas e caminhantes e boa estrutura de recepção e alimentação. Contudo a Serra do Espinhaço merece ser mais vista, mais visitada e mais vivida por todos os amantes da natureza e das pedaladas. Outras regiões incríveis incrustadas na serra são deslumbrantes. Bike tours guiados e viagens de bicicletas pela região são absolutamente mágicos. Para os trechos que estão fora das trilhas de longo curso sinalizadas e são oferecidos em nossos pacotes, disponibilizamos uma super estrutura e uma programação perfeita para que você tenha um experiência incrível neste santuário da humanidade.

Convidamos você a experimentar conosco a melhor viagem de bicicleta da Serra do Espinhaço. Traga o seu grupo de amigos e viva essa super experiência sobre a bicicleta. Nilo Sérgio Lanza, Tour Leader.

 

Voltar para o blog
TOPO